Sejam bem-vindos

Sejam bem-vindos

Clique na imagem e assine a petição

Seguidores

Siga-nos no facebook e curta nossa página

sábado, 2 de abril de 2011

A Caixa da Fantasia


A caixa da fantasia


Olá pessoal

Hoje trouxe uma ideia genial para vocês, trata-se de uma maneira divertida e criativa de ajudar os pais e alunos na hora da leitura.
Alguns pais se queixam de que quando lêem para os pequenos, eles se dispersam e não se interessam pela leitura,  alguns professores costumam solicitar como tarefa de casa, que os alunos levem livros para casa e leiam com seus pais.
Para facilitar essa leitura, podemos criar a CAIXA DA FANTASIA, dentro desta, o professor pode colocar plumas, maquiagem, peças de roupas que podem ser adaptadas como fantasia nos contos, máscaras  e tudo o que  a criatividade mandar, toda sexta-feira o professor deverá entregar a caixa com um livro para o aluno, que levará para casa para junto com os pais  utilizar os itens da caixa na hora da estória.
Os pais ou responsáveis deverão fazer um breve relatório de como foi a experiência e enviar para o professor, a caixa, o livro e o relatório.
Veja abaixo uma listinha de mais ideias que o professor pode desenvolver:


1º) Para educação infantil, o professor deverá enviar a caixa, solicitando que os pais se fantasiem e leiam para a criança.


2º) Se o professor puder enviar na caixa, uma máquina fotográfica e pedir aos pais que tirem fotos do momento da leitura descontraída, ficaria muito legal, inclusive daria para montar um mural de fotos na sala de aula com todas as fotos tiradas.

3º) Para organizar a sequencia dos alunos que levarão a caixa da fantasia, o professor pode usar a lista de chamada por ordem alfabética, assim será organizada a vez de cada aluno.


4º) É importante que o professor antes de começara a enviar a caixa, avise os pais na reunião, explique os objetivos do projeto que são: incentivar a leitura, a criatividade, a integração família escola, estreitar laços familiares, e tornar os pais mais participativos na vida escolar da criança.


5º) Mesmo avisando na reunião enviar bilhete explicativo no caderno de recados dos alunos que estiverem com a caixa.


6º) Mesmo que os pais ou responsáveis do aluno não brinquem com a caixa, o professor não deve julgar e sim perguntar os motivos que os impossibilitaram de realizar a atividade, e depois que todos os alunos da turma tiverem levado a caixa, o professor deverá enviá-la novamente para a casa daqueles que não executaram a tarefa, para que o aluno tenha uma 2º chance de realizar esta atividade divertida.































0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...