Sejam bem-vindos

Sejam bem-vindos

Clique na imagem e assine a petição

Seguidores

Siga-nos no facebook e curta nossa página

quinta-feira, 17 de março de 2011

De quem é a responsabilidade pela perda de objetos pessoais das crianças.



 O que fazer quando os objetos dos pequenos desaparecem na escola?

O tema é polêmico e gera desconforto entre pais e professores, mas afinal, de quem é a responsabilidade pelos objetos pessoais dos alunos de educação infantil?

Primeiramente vamos analisar a responsabilidade que os pais devem ter diante desta questão, pois atitudes simples podem prevenir os pequenos para que não percam seus objetos e se tornem  mais atentos com os mesmos e comecem a desenvolver o senso de responsabilidade.
Os pais devem etiquetar todos os materiais, inclusive o creme dental, a escova de dente a toalhinha de boca, o agasalho (seja de uniforme ou não) e a mochila.
Orientar a criança a sempre guardar seus objetos assim que terminar de usá-los.
Ensinar que seus objetos de higiene e uso pessoal (escova de cabelo, escova de dente, toalha de boca e canequinha) jamais sejam compartilhados com os amiguinhos.
No caso dos pais tomarem essas atitudes, cabe ao professor orientar em sala de aula os alunos para que guardem os objetos e atentar-se para os pequenos o façam realmente, quando a criança for muito pequena e não conseguir cuidar dos seus pertences, o professor deve fazê-lo por ela, mas sempre ensinando-a para que aos poucos ela aprenda a guardar seus pertences.

O que os pais devem fazer quando os objetos pessoais de seus filhos desaparecem na escola?

A primeira atitude que os pais devem fazer é dialogar com o professor e ambos procurarem entender o que aconteceu, devo lembrar que nenhuma criança pode ser revistada, pois isso irá constrangê-la o que fere o ECA ( Estatuto da Criança e do Adolescente), portanto se algum aluno levou para casa um objeto que não seja seu, o professor deve alertar os pais na reuniões para que os entregue na escola, mesmo que a criança alegue que ganhou o objeto, pois crianças pequenas adoram "presentear" seus amiguinhos e o fazem sem consultar os pais se podem ou não se desfazer de determinado objeto.
Caso tenha desaparecido o objeto e não tenha sido devolvido, pai, professor e diretor, devem conversar e decidir se a escola reembolsará o pertence ou não.
O professor pode usar este tema para dar aula de cidadania para os pequeninos, explicando quais os direitos e deveres dos pequeninos, ensinná-los a respeitar o espaço do outro e a cuidarem melhor dos seus pertences.







2 comentários:

Ueslei Lenon on 16 de março de 2016 08:55 disse...

Olá, minha filha tem 1 ano e 3 meses.
Usa óculos para correção de estrabismo.
O óculos sumiu na escola, eles devem ou não reembolsar o valor do óculos?

Ueslei Lenon on 16 de março de 2016 08:55 disse...

Olá, minha filha tem 1 ano e 3 meses.
Usa óculos para correção de estrabismo.
O óculos sumiu na escola, eles devem ou não reembolsar o valor do óculos?

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...