Sejam bem-vindos

Sejam bem-vindos

Clique na imagem e assine a petição

Seguidores

Siga-nos no facebook e curta nossa página

domingo, 18 de abril de 2010

O descobrimento do Brasil


                                         História para educação infantil


 Ensinar história para a educação infantil é possível e é necessário.
O Professor deve se preocupar em como contar a história, deve ser de maneira simples e que chame atenção dos pequenos.
Não basta entregar uma atividade comemorativa para as crianças pintarem sem explicar a importância que aquele acontecimento teve e as mudanças que ocorreram após o acontecido.
Se os pequenos conseguem memorizar na ponta da língua até as falas dos super-heróis preferidos deles, porque não devem aprender sobre tudo?
Compete ao professor tornar a aula atraente que eles assimilarão o conteúdo siiiiiiim.

 Professor, faça também a sua lição de casa, prepare sua aula, domine o assunto que será abordado, porque os pequenos nos bombardeiam com perguntas mesmo, e isso é bom, é sinal que se interessam pela aula.
Use fantoches, abuse das expressões faciais, use como recurso música, imagens que chamem atenção, faça os alunos interagirem, os provoque com perguntas, crie dinâmicas etc.
Além de tornar a aula mais divertida para todos, você terá a garantia que todos aprenderam de verdade.



                                       DESCOBRIMENTO DO BRASIL
Quem descobriu o Brasil? 
Foi Pedro Álvares Cabral no dia 22 de abril de 1500!A expedição organizada pelos portugueses a pedido do Rei Dom Manuel tinha como objetivo repetir o feito de Vasco da Gama e chegar às Índias. 
Estavam em busca de metais preciosos, como o ouro e a prata, e especiarias!
Não se sabe ao certo por que Cabral desviou tanto a oeste da sua rota original, sabemos apenas que não fosse isto os portugueses não teriam descoberto as terras no depois chamado novo mundo. No dia 22 ouvi-se um grito "terra vista"! Avistaram um monte, que recebeu o nome de Monte Pascal. O nome dado a terra descoberta foi Terra de Santa Cruz, atualmente cidade de Porte Seguro na Bahia. O nome definitivo, Brasil, só veio alguns anos depois, devido a quantidade de pau-brasil encontrado no litoral! A carta escrita por Pero Vaz Caminha e enviada para o rei em Portugal descreve com detalhes a viagem, a terra descoberta e os nativos. Este é um importante documento histórico para o Brasil e para o mundo! O primeiro contato com a população local foi feito no dia 23 de abril. Os índios Tupiniquins, de origem tupi-guarani, habitavam o litoral do sul da Bahia. Apesar do choque entre as diferentes culturas, trocaram objetos e cortesias pacificamente. Frei Dom Henrique celebrou a primeira missa no dia 26 de abril. E acreditem, era domingo de páscoa! Compareceram não só os comandantes e suas tripulações, mas também muitos nativos curiosos atraídos pelo ritual. Dias depois Cabral seguiu viagem até alcançar Calicute, mas deixaram por lá 2 degradados - condenados por crimes em Portugal - que meses depois foram resgatados e deram contribuições importantes aos portugueses. 


Texto retirado do site:http://www.smartkids.com.br/

Caravelas


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...