Sejam bem-vindos

Sejam bem-vindos

Clique na imagem e assine a petição

Seguidores

Siga-nos no facebook e curta nossa página

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Como educar alunos dispersos


A Carla me perguntou como podemos entreter alunos de educação infantil, que são dispersos.
Nessa idade as crianças tendem a ser dispersas mesmo, mas o educador pode usar de alguns métodos para evitar este tipo de comportamento.
Um deles é propor jogos próprios para a faixa etária que esta trabalhando, no caso da educação infantil, jogo da memória, quebra- cabeça, jogos em grupos que tenha por objetivo reconhecer objetos, e símbolos, seja eles de escrita ou não.
Ensinar brincando é uma forma de causar interesse nos pequenos.
Eu encontrei o texto abaixo no site da Revista Nova Escola e eu acho que pode interessar, leiam que  é interessante.




As crianças da Educação Infantil são muito dispersas, o que dificulta o agrupamento delas. Existem atividades específicas para essa fase?

Alessandra Neroni Riul, Franca, SP
As crianças aprendem a se concentrar em uma só atividade quando ficam mais tempo fazendo aquilo em que estão interessadas e têm acesso a temas instigantes e adequados para a faixa etária delas. "A dispersão não é só uma questão de maturação biológica. É também de aprendizagem", explica Maria Virgínia Gastaldi, formadora de professores do Instituto Avisa Lá, em São Paulo. "Trabalhar em grupo é a melhor forma de aprender a trabalhar dessa forma."

A organização do espaço é um meio de favorecer esses agrupamentos. Em vez de manter a sala com carteiras enfileiradas, é mais adequado montar ambientes diversos e voltados a uma quantidade menor de crianças nos chamados cantos de aprendizagem.


São exemplos os cantos de leitura, de jogos no computador, de faz-de-conta, de consultório médico, de supermercado, de escritório e de salão de cabeleireiro. Dessa maneira, eles se reúnem por interesses, preferências e gostos, ao mesmo tempo em que aprendem a lidar com conflitos. Assim, têm a oportunidade de desenvolver o relacionamento interpessoal sem o controle direto do professor, a quem cabe selecionar e organizar os materiais, como fantasias e objetos diversos, para contribuir no enriquecimento dos papéis de faz-de-conta, demonstrar as regras das brincadeiras e ajudar quando uma criança não consegue, por exemplo, resolver um jogo de encaixe sozinha ou com a ajuda dos amigos.


Diferentemente do que ocorre com os maiores, os pequenos da creche e da pré-escola precisam de espaço para mostrar suas vontades, pois é esse o momento de começar a desenvolver a identidade e a autonomia. Por isso, nessa fase, é importante que eles sejam levados a variar as atividades praticadas e a buscar novos desafios. Por exemplo, experimentando um novo canto. "O ideal é que o professor não regule tão estritamente o ritmo das atividades. As crianças sempre fazem suas escolhas respeitando as opções planejadas e as condições estipuladas", argumenta Maria Virgínia.

8 comentários:

moraesedilaine on 17 de março de 2011 17:17 disse...

Tenho um filho de 11 anos,e ele está com muita dificuldade de falta de atenção em sala de aula, e estou muito preocupada com ele, o que possso fazer para ajudar ele, pois ajudo ja na s atividades e a estudar para as provas.

JOGOS EM REDE on 9 de maio de 2011 22:18 disse...

Tenho um filho de 7 anos, e a professora vira e mexe reclama que ele brinca com o material dele, gosta de inventar,em casa ele inventa robô, um monte de coisas, desmonta ascoisaspra ver como funciona, as vezes até estraga o material escolar brincando, antes eu pensava que o problema era a visão, mais já está usando óculos, por sinal grau muito alto 4 graus e estrabismo, mais mesmo depois do óculos, continua disperso, mas é apenas dispersão, não tem problemas de comportamento, o que fazer me ajudem???

Lariça Betfuer on 3 de agosto de 2011 12:43 disse...

A MÃE DO MENINO DE 11 ANOS ESTÁ CORRETÍSSIMA AO AUXILIÁ-LO NAS ATIVIDADES ESCOLARES, O DIÁLOGO E O AUXÍLIO NAS TAREFAS ESCOLARES SÃO AS ATITUDES MAIS APROPRIADAS QUE OS PAIS DEVEM TER QUANDO O ALUNO É DISPERSO, NA VERDADE O IDEAL É QUE TODOS OS PAIS FIZESSEM ISSO INDEPENDENTE DAS DIFICULDADES (OU NÃO) DE SEUS FILHOS, O MAIS CORRETO A FAZER, É ESTIMULÁ-LO A TER MAIS ATENÇÃO,ISSO PODE SER FEITO SE OS PAIS E PROFESSORES ELOGIAREM OS PONTOS POSTIVOS DO ALUNO, A AUTO-ESTIMA DO MESMO, FICARÁ EM ALTA E ELE SE SENTIRÁ MAIS SEGURO E MAIS MOTIVADO A PRODUZIR MELHOR E POR CONSEQUENCIA AUMENTAR SUA ATENÇÃO EM SALA DE AULA.

Lariça Betfuer on 3 de agosto de 2011 12:48 disse...

A MÃE DO ALUNO DE 7 ANOS, RELATA TER UM FILHO CRIATIVO E QUE É MUITO NOVINHO AINDA, ALGUMAS CRIANÇAS TEM DIFICULDADE EM SAIR DA EDUCAÇÃO INFANTIL QUE SE TRABALHA MAIS O LÚDICO E PARTIR PARA O ENSINO FUNDAMENTAL QUE TEM MAIS COBRANÇA E NO QUAL ESTÃO SENDO AVALIADOS DIA-A-DIA.
MÃE É NORMAL QUE SEU FILHO INVENTE, CRIE, ISSO SÓ MOSTRA QUE ELE É UM GAROTO CRIATIVO E QUE GOSTA DE BRINCAR, TODOS NÓS GOSTAMOS DE BRINCAR, MAS A SENHORA DEVE TER UM DIÁLOGO COM ELE E FAZER UM COMBINADO, HORA DE BRINCAR, É HORA DE BRINCAR, HORA DE ESTUDAR É HORA DE ESTUDAR, PEÇA PARA QUE A PROFESSORA SEJA UM POUQUINHO MAIS COMPREENSIVA, E COMO NO PRIMEIRO CASO, PARA ESTIMULAR UMA CRIANÇA A PRODUZIR, É NECESSÁRIO SEMPRE ELEVAR A AUTO-ESTIMA DELA, MESMO QUE ELA FAÇA POUCO, DEVE SER ELOGIADA E MOTIVADA A PRODUZIR MAIS.
MAS NÃO SE ESQUEÇA DE ENSINAR SEU FILHO SOBRE DIREITOS E DEVERES.
ESPERO TER AJUDADO.

Maria Amparo on 16 de maio de 2014 19:11 disse...

Eu tenho um filho de 8 anos , estou passando mal com tudo que esta acontecendo , ainda nao sabe le ..esquece facilmente das palavra e da letras ...sou chamada todos os dias na escola , pois alem disso tudo , esta com pessimo comportamento e nap faz nada na sala de aula , rasga tudo que pega ... me ajuda por favor .

Renata Cecilia S. dos Santos on 17 de maio de 2017 09:22 disse...

então estou com uma criança de 9 anos que a mãe se queixava que não sabia de nada.
quando chegou pra mim ontem ele esta no 3 ano do fundamental 1 porem esta muito atrasado comparado a outras crianças percebi que o mesmo é despeço e tem problemas de vista .
como poderia agir pois sou apenas a professora de reforço e não quero ser invasiva.

Fabiana Matos on 28 de julho de 2017 07:25 disse...

Por favor me ajudem minha filha tem 9 anos e está fazendo a 3 série e já é repetente e todos os dia a professora reclama pois é muito dispersa senta na frente ao lado da professora e parece que ela n está ali vive voando

Unknown on 26 de agosto de 2017 12:16 disse...

Ola me chamo Danielle tenho uma filha de 6 anos em fase de alfabetização a professora montou uma campanha do pirulito campanha motivacional onde você ganha 5 rostinhos felizes e você ganha um pirulito no final da semana só que ela chega todos os dias triste porque fala que todo mundo fez as atividades ela não só que assim eu tô alfabetizando é lá em casa e ela não tem nenhum tipo de bloqueio de problema quando ela está comigo porém na escola ela não consegue fazer as lições e aí a professora fala que ela é muito dispersa e eu queria que você me ajudasse me passasse algum feedback do que eu posso fazer de como eu posso abordar Essa professora para tentar entender o que está acontecendo

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...