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domingo, 21 de fevereiro de 2010

Raciocínio lógico matemático


Dominó dos blocos lógicos

 

 

Material utilizado: dois conjuntos de blocos lógicos ( 96 peças ao todo)


Desenvolvimento: A professora espalha pelo chão os dois conjuntos de blocos lógicos e pergunta aos alunos como se joga Dominó e estabelece com a turma as regras do jogo.
A professora distribui 5 peças para cada dupla de alunos, sendo que as demais ficam devidamente empilhadas num canto da roda, formando o baralho de peças. Os alunos escolhem que inicia o jogo. A primeira dupla coloca uma peça no chão, por exemplo, quadrado, azul pequeno e fino. A próxima dupla deve analisar a peça colocada no chão, pensar em seus atributos, analisar as suas peças e escolher entre elas alguma que combine, que se relacione em, pelo menos, um atributo com a peça colocada no chão.  Por exemplo: a dupla pode colocar um quadrado qualquer, uma peça azul qualquer, uma peça pequena qualquer, combinando, assim, ou forma, ou cor, ou tamanho ou espessura. O jogo continua até que todos terminem suas peças. Quando uma dupla ainda tiver peças, mas não puder jogar, porque nenhuma de suas peças se encaixou no dominó, eles podem comprar do baralho de peças, pegando a primeira peça da pilha. A dupla que acabar suas peças, em seguida deve comprar mais duas peças para continuar jogando. O jogo termina quando não houver mais peças.
Nesse jogo além de trabalhar a seriação e classificação, também pode se trabalhar o número de peças de cada que cada dupla iniciou o jogo, quantos terminaram o jogo primeiro com menos ou mais peças, quantas peças sobraram, o número de cores...







Quantas brincadeiras diferentes aparecem na imagem?
Quantas meninas têm na imagem?
Quantos meninos têm na imagem?
Quantas crianças têm ao todo?
Quantas meninas de saia?
Quantas meninas de calça?
Quantas meninas de bermuda?
Quantas crianças brincando sozinhas?
Quantas crianças brincando em duplas?
Quantas crianças brincando de bola?
Quantas brincando de bolinha de gude?
Quantas crianças brincando de pega-pega?
Quantas crianças brincando de pipa? De amarelinha, de aviãozinho, de corda?
Quantos animais aparecem na imagem?


Fonte: Sandra Rocha Blog

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