Sejam bem-vindos

Sejam bem-vindos

Clique na imagem e assine a petição

Seguidores

Siga-nos no facebook e curta nossa página

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Conheça o que cada brincadeira desenvolve nas crianças



Oi gente

Eu já escutei vários pais desvalorizarem o 
educador de infância, dizendo que eles não fazem nada,
que a criança vai a escola só para brincar etc.
Pensando nisso e sabendo a importância que tem o 
brincar para o desenvolvimento infantil e como é 
fundamental essa exploração eu fiz uma lista de 
brincadeiras comuns para a educação infantil e o que 
cada uma contribui para o desenvolvimento dos 
pequenos.
É importânte lembrar  que a exploração de papéis, 
texturas,cheiros e sabores utilizados em atividades em
sala contribui também para o desenvolvimento .

Espero que gostem 

Beijokas da Lari


Amarelinha

Noções de sequenciação numérica, conhecimento dos 
números de 1 a 10, equilíbrio e exercita a memória.


Vivo ou morto

Atenção, observação, exercita o corpo por meio dos 
movimentos da brincadeira.

Cantigas de roda

Desenvolve a linguagem, atenção e memorização, se a 
cantiga for junto com a roda, a criança desenvolve 
noções de lateralidade e tempo.

Péga-péga
Movimento,socialização, linguagem.


Esconde-esconde
Contagem de numeros, memorização, socialização, 
criatividade,movimento.
Contação de histórias
A criança que escuta histórias seja ela contada pelo 
educador ou pela família, é uma criança mais criativa, 
esta aprenderá a valorizar a leitura, desenvolverá mais a 
memória e a linguagem,  sempre ao término da 
história é interessante o adulto sugerir que a criança 
reconte a mesma com suas palavras ou que crie uma 
nova história.
Brincar com água
Toda criança gosta de brincar com água e o educador 
deve aproveitar essa brincadeira para desenvolver 
noções de quantidade, explorar o que é cheio e vazio.

Faz de conta
A criança que reproduz na brincadeira o que aprende no
convívio com os adultos, como por exemplo, ao brincar 
de bonecas a menina reproduz falas ditas pela própria 
mãe, a criança esta desenvolvendo vários aspectos 
importantes para o seu desenvolvimento em uma 
simples brincadeira, como a linguagem, memorização, 
criatividade etc.
Quando uma criança brinca de faz de conta, o adulto não
deve repreendê-la e se ela solicitar deve participar da 
brincadeira.
Mímica
Objetivo: Desenvolver o esquema corporal, capacidade
de expressão corporal, criatividade e socialização.

Estátua

Objetivo: Desenvolver o esquema corporal, capacidade 
de expressão corporal,criatividade e socialização.

Blocos lógicos

Os blocos lógicos podem ser explorados para o 
desenvolvimento dos processos mentais que auxiliará na
compreensão do conceito de números.
Podemos trabalhar com os blocos classificação, 
sequenciação etc.

Monta-monta
O monta-monta serve para desenvolver a criatividade, a 
coordenação motora e pode ser explorado também em 
classificação por cores, tamanhos e formatos.

Massinha de modelar
Desenvolve a criatividade e coordenação motora.


Caça ao Tênis

Objetivo: habilidade manual, atenção e Aprender a calçar os tênis.
A partir de: 3 anos
Material: Tênis

Em equipe: Pedir para tirar os sapatos e por em um local centralizado a algumas distancias Se tiver um numero grande de crianças separar em duas ou mais equipes em filas e somente os primeiros da fila , ao Sinal ir procurar e calça os seu sapato, e assim que conseguir calça-los vá ao próximo da fila bate na mão e o 2º assim faz a mesma coisa, a equipe que for mais rápida ganha.
  Festa das Cores

Objetivo: Conhecer Cores, Formas, Memória e Atenção
A partir de : 3 anos
Material: objetos Coloridos, Fichas de cores, lapis de cor, desenhos fica a critério...

Coloque todos os objetos falando as Forma, seu nome e cor. Após um tempo de observação, guarda-os, chama a criança, e você diz o objeto e a criança tem que lembrar da cor, ou diz uma cor e a criança fala o objeto. Isso faça Varias vezes

Seguir Sombras

Objetivo: Localização e Espaço-temporal
A partir de: 3 anos
Material: Nenhum

Em pares, um deles tenta seguir o outro pisando na sombra do colega

  Trânsito

Objetivo: Atenção, percepção visual, cores, memória
A partir de : 3 anos
Material: Seis cartões Coloridos

aprendendo os sinais de transito e você pode também brincar que eles são o carro e você o Sinal de transito e mais você pode brincar com outras cores para fazer as direções.

Verde: Andar, Amarelo: para Atenção para a Parada diminua a velocidade,Vermelho: Parar, Azul: Andar pra trás, Laranja: ir para o lado direito,Roxo: ir para o lado esquerdo



Agacha e levanta

Objetivo: Movimentação e Atenção
A partir de: 3 anos
Material: nenhum

Você faz uma fila com as crianças depois que formar, você diz agachar ou levanta, quem fizer direito continua, assim quando todos conseguir recomeça a brincadeira.


  Contar Histórinhas com Fantoches

Objetivo: Criatividade, Atenção visual
A Partir de: 2 anos
Material: Meias Coloridas,ou Fantoches

Vou pesquisar mais brincadeiras e estudar mais o desenvolvimeto infantil e postar mais pra vocês.

1 comentários:

efilipe on 19 de fevereiro de 2010 16:46 disse...

Olá
Vim passar uma olhadela a ver as novidades. Esta sua postagem tem muito de verdadeiro. Nós educadoras não somos tidas como importantes por alguns papás e mamãs. Hei! Não os queremos substituir, mas também podemos dar o nosso contributo no crescimento das vossas crias! É verdade! Beijos.

doiscontigo.blogspot.com

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...