Sejam bem-vindos

Sejam bem-vindos

Clique na imagem e assine a petição

Seguidores

Siga-nos no facebook e curta nossa página

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Ensinando Conservação matemática


Atividade de conservaçao de quantidades, veja a imagem acima. são dois grupos com a mesma quantidade de elementos, mas que por estarem organizados de maneiras diferentes e por possuirem tamanhos diferentes dão a impressão de que um tem mais quantidades que outros.

Ontem na sala de aula, tivemos apresentação de sugestões de atividades de conservação matemática.
Quero aproveitar e agradecer a Juliana e a Maria da Luz que permitiram que eu fotografasse os cartazes apresentados por elas.
Obrigada meninas, a apresentação foi ótima.


Então vamos lá

Atividade de Conservação de quantidades.
Materiais.
Tampinhas de garrafas de Refrigerante.
Quantidade (30 tamp
inhas)


Solicitar que as crianças formem figuras geométricas diferentes com a mesma quantidade de tampinhas.

As crianças farão um círculo com as tampinhas, e depois a professora solicitará que façam um triângulo.
Objetivo: Os alunos devem perceber como montar as figuras com o mesmo número de objetos, o professor deve estar atento na lógica das crianças ao longo da atividade.


2º Sugestão

Materiais
25o ml de água colorida (com suco diluido para dar cor)
3 copos com tamanhos diferentes.

Colocar a mesma quantidade de água em cada copo.
questionar as crianças se elas acham que o copo vai transbordar, se vai encher ou não, e deixar que elas percebam o quanto a mesma quantidade de água preenche cada tamanho diferente de copo.

3 º Sugestão
materiais
3 garrafas pet de tamanhos diferent
es
200 ml de água

Deixar que as crianças observem o líquido ser transferido de garrafa pra garrafa.
Elas vão observar o porque a mesma quantidade de água, aparenta ter mais ou menos em determinado recipiente.



Conservação de Peso

Materiais
Massa de Modelar.


Cada caixinha de massa de modelar tem várias porções iguais de massa (mesmo peso) o que muda é apenas a cor.O professor fará as crianças observarem cada cor de massa, e pesar (sem modelar).Os alunos vão ver que as porções tem o mesmo peso e o mesmo formato.Depois os alunos farão com cada cor da massa sem misturá-las uma bolinha.O professor vai pesar a massa de modelar como veio na caixa e a mesma quantidade de massa, mas transformada em bolinha.Os alunos vão notar que conservou o peso mesmo o formato tendo sido mudado.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...