Sejam bem-vindos

Sejam bem-vindos

Clique na imagem e assine a petição

Seguidores

Siga-nos no facebook e curta nossa página

sábado, 26 de setembro de 2009

Parlendas





Parlendas

Parlendas são brincadeiras com palavras, que as pessoas fazem para passar o tempo e para aprender. A idéia é juntar as palavras com ritmo, e rimando, também. Todo o mundo pode inventar uma boa parlenda. Veja alguns exemplos:
A sempre-viva quando nasce,
toma conta do jardim
Eu também quero arranjar
Quem tome conta de mim


Por detrás daquele morro,
Passa boi, passa boiada,
Também passa moreninha,
De cabelo cacheado


Papagaio come milho.
periquito leva a fama.
Cantam uns e choram outros
Triste sina de quem ama


Era uma bruxa
À meia-noite
Em um castelo mal-assombrado
com uma faca na mão
Passando manteiga no pão


Eu sou pequena,
Da perna grossa,
Vestido curto,
Papai não gosta

Atirei o pau no gato
mas o gato não morreu
Dona Xica adimirou-se
do berro
que o gato deu
La vai a bola girar na roda
passa adiante sem demora
e se no fim
desta canção
você estiver
com a bola na mão
depressa
pule
fora
"Cadê o toucinho
Que estava aqui?
O gato comeu
Cadê o gato?
Fugiu pro mato
Cadê o mato?
O fogo queimou
Cadê o fogo
A água apagou
Cadê a água?
O boi bebeu
Cadê o boi?
Foi amassar o trigo
Cadê o trigo?
Foi fazer o pão
Cadê o pão?
O padre pegou
Cadê o padre?
Foi rezar a missa
Cadê a missa?
Já se acabou."
Seu tatu ta ai?
Não, seu tatu não ta,
Mas a mulher do tatu tando,
É o mesmo que o Tatu ta!
Então ta!

Corre cotiana casada tia
Corre cipóna casa da vó

Lencinho na mãocaiu no chão

Moça bonita do meu coração

.Pisei na pedrinha
Pedrinha rolou.
Pisquei pro mocinho
Mocinho gostou.
Contei pra mamãe a mamãe nem ligou.
Contei pro papai...
Chinelo cantou!


Fui a China
Saber o que era a China
E todos eram china
Lig lig lig China na
...
Fui ao Clips
Saber o que era Clips
E todos eram Clips
Lig lig lig Clips
Fui ao Rolêle
Saber o que era Rolêle
E todos eram Rolêle
Lig lig lig Rolêle
Fui ao Tcha-tcha-tcha
Saber o que era Tcha-tcha-tcha
E todos eram Tcha-tcha-tcha
Lig lig lig Tcha-tcha-tcha
Fui a China
Saber o que era Clips
E todos eram Rolêle
Lig lig lig Tcha-tcha-tcha

Pisa no chiclete
Da uma rodadinha
Perna de perneta
Dança da galinha
Coci coci
Coci coci coçá
Quem parar de perna aberta
tem que rebolar
"Rei, capitão,
soldado, ladrão,
moça bonita
do meu coração."
"Meio-dia,
panela no fogo,
barriga vazia;
macaco torrado
que vem da Bahia;
panela de doce
para dona Maria."
"Uni duni tê
Salamê minguê
Um sorvete colorê
O escolhido foi você."
"Lá em cima do piano
Tem um copo de veneno
Quem bebeu , morreu
O culpado não fui eu.
Lá na rua vinte e quatro
A mulher matou um gato
Com a sola do sapato
O sapato estremeceu
A mulher morreu
O culpado não fui eu."
"Batalhão lhão lhão
Quem não entrar é um bobão
Abacaxi, xi, xi
Quem não sair é um saci
Beterraba, raba, raba
Quem errar é uma diaba
Borboleta, leta, leta
Quem errar é um capeta"

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...