Sejam bem-vindos

Sejam bem-vindos

Clique na imagem e assine a petição

Seguidores

Siga-nos no facebook e curta nossa página

domingo, 27 de setembro de 2009

FAMÍLIA x ESCOLA


INTEGRAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA



MUITOS PROFESSORES SE QUEIXAM DA FALTA DE ATENÇÃO QUE ALGUNS PAIS TEM PARA COM SEUS FILHOS, NÃO VÃO AS REUNIÕES ESCOLARES, NÃO COBRAM LIÇÃO DE CASA, NÃO PARTICIPAM DE FESTINHAS ETC...
MUITOS PROFESSORES NÃO CONHECEM A HISTÓRIA DE SEUS ALUNOS, NÃO SABEM SE OS PAIS TRABALHAM O DIA INTEIRO, OU SE A CRIANÇA É EDUCADA PELOS PAIS, ÁS VEZES ELES MORAM COM AVÓS OU TIOS.
PENSANDO EM UMA UNIÃO ESCOLA E FAMÍLIA EU ELABOREI UMA LISTA DE ATIVIDADES PARA FACILITAR O DIÁLOGO ENTRE PROFESSOR E RESPONSÁVEL, E ALGUNS TÓPICOS PARA AUXILIAR O PROFESSOR NESTA JORNADA.



VEJA A LISTA ABAIXO QUE O PROFESSOR DEVE PENSAR ANTES DE TOMAR QUALQUER ATITUDE COM RELAÇÃO A FAMÍLIA DO ALUNO.


1° NÃO JULGUE

ALGUNS PROFESSORES ANTES DE SABER A REALIDADE DO ALUNO E DOS PAIS OU RESPONSÁVEIS TEM O PÉSSIMO HÁBITO DE JULGAR O COMPORTAMENTO DOS MESMOS, MAS É IMPORTANTE CONHECER A REALIDADE DO ALUNO, ANTES DE ADOTAR UMA POSTURA COM RELAÇÃO A ESTA OU AQUELA ATITUDE.

2º PROCURAR ENTENDER O MOTIVO DOS RESPONSÁVEIS

AS VEZES OS PAIS NÃO PUDERAM COMPARECER A REUNIÃO POR UM MOTIVO JUSTIFICÁVEL,E É IMPORTANTE O PROFESSOR ANTES DE CHAMAR A ATENÇÃO DOS PAIS PROCURAR ENTENDER O MOTIVO DA FALTA, NÓS SABEMOS QUE OS FILHOS SÃO RESPONSABILIDADE DOS PAIS, MAS NOS TEMPOS ATUAIS MUITOS TRABALHAM E AS VEZES NÃO PODEM COMPARECER.

3º SER FLEXÍVEL

AINDA EXISTEM PROFESSORES QUE NÃO ACEITAM A PRESENÇA DE UM VIZINHO OU PARENTE EM REUNIÕES E ESTA ATITUDE TEM QUE SER REFLETIDA POIS ÁS VEZES ESTA PESSOA Á O RESPONSÁVEL PELA CRIANÇA.

4º ELABORAR ATIVIDADES QUE O ALUNO PRECISA TER UM DIÁLOGO E AUXÍLIO DO RESPONSÁVEL.

LIÇÕES DE CASA NA QUAL É NECESSÁRIO A PARTICIPAÇÃO DE UM ADULTO É MUITO VÁLIDO, POIS AS VEZES OS PAIS NÃO CONVERSAM COM SEUS FILHOS, E É POR MEIO DESTAS ATIVIDADES QUE O DIÁLOGO EM FAMÍLIA ACONTECERÁ, TRAZENDO RESULTADOS BENÉFICOS PARA O ALUNO.



5º PROMOVER FESTAS ESCOLARES QUE INCLUAM A FAMÍLIA

PROMOVER PEÇAS TEATRAIS COM ALUNOS, APRESENTAÇÃO DE DANÇAS, E OUTRAS FESTAS PARA TRAZER A FAMÍLIA PARA A ESCOLA, AOS FINAIS DE SEMANA MUITOS PAIS ESTÃO EM CASA E PODE SER UMA ÓTIMA ALTERNATIVA PARA APROXIMAR PAIS E PROFESSORES
.


LEMBRANDO QUE:
É IMPORTANTE QUE PROFESSOR, ALUNO E FAMILIARES DE ALUNO ESTEJAM SEMPRE EM DIÁLOGO PARA QUE O PROCESSO EDUCATIVO OCORRA DE MANEIRA TRANQUILA PARA A CRIANÇA, E QUAISQUER PROBLEMA QUE POSSA APARECER, SEJA RESOLVIDO EM CONJUNTO.
A MINHA FAMÍLIA É.........................


ATIVIDADES QUE AUXILIAM NESTE PROCESSO


APRESENTANDO A FAMÍLIA


O PROFESSOR PODE PEGAR BONECOS E APRESENTA-LOS AOS ALUNOS COMO UMA FAMÍLIA.
EX: 5 BONECOS, PAPAI ASTOLFO, MAMÃE ELVIRA, E TRÊS FILHOS, PEDRO, JOÃO E PAULO.

FAZER UMA APRESENTAÇÃO DIVERTIDA E SOLICITAR QUE OS ALUNOS DESENHEM EM FOLHAS DE SULFITE, QUEM SÃO SEUS FAMILIARES, QUEM MORA COM TIOS, AVÓS ETC... DEVEM DESENHÁ-LOS.



O MURAL
O PROFESSOR MANDARÁ UM BILHETE AOS RESPONSÁVEIS PEDINDO UMA FOTO EM QUE TODOS ESTÃO REUNIDOS, E FARÁ UM MURAL COM AS FOTOS QUE OS ALUNOS TROUXEREM, COLOCARÁ O NOME DE CADA PESSOA QUE ESTIVER NA FOTO NESTE MURAL E COLOCARÁ DE CANETA COLORIDA FAMÍLIA DO ........................

A PROFISSÃO DO PAPAI, DA MAMÃE OU DE QUEM FOR O RESPONSÁVEL

A PROFESSORA SOLICITARÁ UMA PESQUISA NA QUAL OS ALUNOS DEVERÃO PESQUISAR QUAL É A PROFISSÃO DOS RESPONSÁVEL E DENTRO DAS RESPOSTAS DO ALUNO, ELA FARÁ UM TRABALHO DE COLAGENS QUE DESCREVA ESTA PROFISSÃO.
EX: MAMÃE É ENFERMEIRA, O ALUNO RECORTARÁ UMA IMAGEM DE MÉDICA OU ENFERMEIRA QUE ENCONTRAR EM UMA REVISTA E COLARÁ NA FOLHA DE SULFITE, O PROFESSOR FARÁ A DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO NA FOLHA.


A ÁRVORE GENEALÓGICA

O ALUNO LEVARÁ PARA CASA UMA FOLHA PARA PREENCHER A SUA ÁRVORE GENEALÓGICA COM A AJUDA DOS PAIS.



A MINHA CASA

O ALUNO FARÁ UM DESENHO DA SUA CASA, E PERGUNTARÁ PARA CADA MORADOR O SEU ESPAÇO PREDILETO DA CASA, E OS PAIS DEVEM AUXILIÁ-LOS NESTA PESQUISA, SE A CRIANÇA NÃO FOR ALFABETIZADA OS PAIS DEVEM ESCREVER EMBAIXO DO DESENHO O ESPAÇO PREDILETO DE CADA UM.


A FESTA DE QUEM AMO E ME AMA

ESTA FESTA PODE SER ELABORADA POR TODOS OS PROFESSORES.
CADA FAMÍLIA DEVERÁ LEVAR UM PRATO DE DOCE OU SALGADO E O PROFESSOR FARÁ UMA HOMENAGEM PARA A FAMÍLIA DE CADA ALUNO, EXIBINDO O MURAL DE FOTOS E ENTRE
GANDO OS TRABALHOS QUE OS ALUNOS FIZERAM, OS DESENHOS, AS COLAGENS, A ÁRVORE GENEALÓGICA.
O PROFESSOR DEVERÁ MONTAR UMA ÁRVORE GENEALÓGICA COM A FOTO DE CADA ALUNO COM A LEGENDA ESSA É A NOSSA FAMÍLIA ESCOLAR.
E SERIA BACANA ELABORAR UMA DANÇA OU PEÇA TEATRAL PARA QUE AS CRIANÇAS APRESENTEM AOS RESPONSÁVEIS, DESDE QUE O TEMA SEJA A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA.

ESPERO QUE TODOS TENHAM GOSTADO

OS OBJETIVOS SÃO:

OBTER UMA APROXIMAÇÃO ENTRE PROFESSORES E PAIS.
AUMENTAR A AUTO-ESTIMA DA CRIANÇA MOSTRANDO O QUANTO ELA É AMADA POR SUA FAMÍLIA.
PROMOVER UM DIÁLOGO MAIOR ENTRE PAIS E ALUNOS.
AS ATIVIDADES PROPOSTAS COMO COLAGEN
S E DESENHOS ESTIMULAR A COORDENAÇÃO MOTORA E A CRIATIVIDADE.

SEGUE ABAIXO MODELO DE ÁRVORE GENEALÓGICA
PARA O PROFESSOR FAZER E COLOCAR NA PAREDE DA SALA



arvore genealógica por Paty Vitali.



AGORA ESTA ÁRVORE É PARA OS ALUNOS FAZEREM
CONSTRUA SUA ÁRVORE GENEALÓGICA!!

Árvore genealógica é uma representação gráfica dos integrantes de uma família. Seu tamanho depende do número de pessoas que fazem parte da família. Muitos povos antigos já construíam árvores genealógicas, que eram chamadas “árvore da vida”.





Como fazer sua arvore genealógica: imprima o desenho (clique aqui para abrir o desenho) e construa a sua árvore genealógica colando em cada quadro a fotografia dos integrantes de sua família e escreva o nome e a data de nascimento de cada um.




SE VOCÊ QUIZER REPASSAR ESTA POSTAGEM FIQUE À VONTADE DESDE QUE DÊ OS CRÉDITOS AO MEU BLOG E COLOQUE A MINHA AUTORIA.
MIL BEIJOKAS DA LARI










1 comentários:

Ita Costa on 28 de novembro de 2011 00:26 disse...

Olá, gostei muito desta ideia!!!!!

Vou fazer isso com meus filhos..
amei o blog.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...