Sejam bem-vindos

Sejam bem-vindos

Clique na imagem e assine a petição

Seguidores

Siga-nos no facebook e curta nossa página

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Tirando dúvidas sobre bebês


O bebê nãoDorme

A insonia infantil quase sempre esta relacionada a algum distúrbio físico ou psicologico. o bêbe nao deixa de dormir sem motivo. Geralmente, as causasorganicas são descobertas pelo pediatra, antes mesmo de os pais se queixarem da falta de sono dos pequenos. Ja as causas psicologicas nem sempre são identificadas rapidamente.
Cólicas
Nos primeiros meses de vida o bêbe podera ter muitas colicas e isso dificultara o sono. Ainda nao se sabe quais as causas das colicas, mas elas desaparecem com a idade. Quando elas vem durante a noite,o bêbe nao dorme e chora muito. Nesse caso compressas mornas aplicadas na barriguinha podem diminuir a dor. Os chas de camomila tambem ajudam a diminuir o problema. Coloque o pequeno para dormir de lado e bem aquecido.

Respiração

Problemas respiratórios tambem afetam o sono da criança. Os mais frequentes são asma, rinite, faringite ou ate mesmo um simples resfrado. Durante uma crise de asma os bronquios ficam fechados, ocasionando falta de ar e sensacão de sufocação.
As adenoides tambem incomodam e dificultam a respiração e o sono das criança. Esse disturbio pode levar a obstrução da entrada de ar pelo nariz. Converse com o pediatra e solicite exames para saber se seu filho nao esta com nenhum desses problemas.
Má digestão

o refluxo gastroesofagico faz com que o leite saia do estomago, onde foi misturado ao suco gastrico, e entre novamente no esofago. Isso acaba por provocar a irritação da mucosa do esofago e a criança fica com azia e nao consegue dormir. Para evitar essa disfunção é recomendado nao deitar o nenem logo após as refeições ou mamadas. E bom lembrar que alimentação excessiva a noite pode, em alguns casos, gerar insonia.
Excitação

A criança hiperativa apresenta grande dificuldade em fixar a atenção em uma unica atividade, dormir, por exemplo. Assim, apresenta um alto nfvel de excitação. o bêbe tem dificuldade em relaxar e nao dorme direito. Quando a criança e apenas agitada, ela nao relaxa durante o dia e nem a noite, e o sono demora a chegar. Chas de camomila, banhos mornos e procurar nao agitar a criança antes de dormir auxiliam a chegada do soninho.
Causas emocionais
Varios sac os fatores que prejudicam a emoção do bêbe e seu relaxamento durante o sono: a idade, o ambiente em que vive sua sensibilidade e a relação com os pais.Nos primeiros meses de vida o bebe pode estar apenas respondendo a sensibilidade da mae ou dos adultos a sua volta.
A mae super-protetora e ansiosa pode transmitir insegurança para a criança
. Sem perceber, prejudica a capacidade do filho em ficar sozinho. Tudo isso causa ansiedade no pequeno e faz comque ele nao consiga se acalmar e dormir.
Maes calmas transmitem paz aos seus filhos. Embora as causas emocionais da insonia infantil nao possam ser identificadas na primeira consulta ao pediatra, e necessario acompanhar de perto a criança, investigando as causas reais desse disturbio.
o uso de medicamentos

Cada caso e unico. Mas raramente o pediatra indica medicamentos em bêbes ate um ano de idade. Não faça uso de calmantes por conta propria. Mas nao esqueça: só o pediatra pode orientar a mãe como resolver esse problema. Sao varias as causas da insonia do nenem. E muitas vezes, quando e so memo ansiedade excessiva, nada de serio, 0 transtorno acaba quando ele completar um ano. E so ter paciência e nunca deixar de avisar ao medico qualquer alteração de humor do seu filho.Tente algumas opções para resolver o problema antes de tentar dar remédios. Siga uma rotina para colocar o bêbe para dormir sempre no mesmo horário. Deixe o quartinho dele escurinho e calmo bem antes da hora do sono. Essas dicas ajudam a proporcionar uma noite de sono tranquila.




Exercícios para o bêbe



Os exercícios que vão ajudar na coordenação motora, na capacidade rápida de raciocínio e na aquisição da linguagem são as mesmas atividades do quotidiano de bebê.
A grande diferença está no empenho dos pais em tornar estas atividades em estímulos para melhorar o desempenho do filho. Fique atenta aos progressos do pequeno e incentive-o a novas aquisições com o passar dos meses.
1 -Procure fazer os exercícios sempre nos mesmos horários e com aumento de intensidade à medida que o bêbe se desenvolve
2 -Escolha atividades que sejam prazerosas para o bebê e realize todas com alegria e muito carinho.
3 -Essas atividades precisam ser renovadas a cada dia para não cansar. Varie os movimentos, as brincadeiras e ofereça objetos estimulantes e coloridos. A rotina dificulta qualquer aprendizado.
4 -Nada de exageros. Não precisa forçar o bebê para ele ser um superdotado. Procure fazer exercícios dentro de sua faixa etária e vá estimulando aos poucos.
5 -Siga sempre a orientação do pediatra e pergunte quais os exercícios mais recomendados para o seu filho.
6 -Não faça comparações com outras crianças ou irmãos.
Cada bebê tem o seu desenvolvimento próprio e etapas a serem vencidas.

7 -Use sempre palavras positivas e estimulantes com o bebê.
Não fique chateada se ele não conseguiu na primeira vez. A persistência aumenta os resultados.
8 -Ajude o aprendizado do seu filho mantendo no lar um clima de alegria, movimentos de novidades. Isso ajuda a estimular os sentidos do bebê em todos os momentos do dia.



Estímulos do bebê



Desde que nasce, o recém-nascido já possui reflexos necessários à sua sobrevivência, como sugar o seio da mãe e chorar quando algo o incomoda. Com o passar dos meses, esses reflexos serão substituídos por movimentos voluntários, de acordo com o desenvolvimento motor de cada idade.
Enquanto a musculatura se fortalece, o bebê começa a desenvolver os movimentos por vontade própria. O primeiro acontece com a musculatura do pescoço quando ele sustenta a cabeça para ampliar seu campo de visão.
Os pais ficam muito felizes quando descobrem as proezas que os bebês fazem nos primeiros meses de vida. O primeiro sorriso, a cabecinha firme, os sons que aos poucos vão virando palavras e os primeiros passinhos. Tudo é motivo de festa na família.
Eles precisam e devem ajudar os pequenos a desenvolver suas potencial idades, auxiliando-os em todas as fases desde o nascimento. Estimular significa amar. E o bebê necessita de paciência, afeto e muito amor.

Fonte: http://mulheresgravidas.net/category/dicas/page/3/ (site)

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...