Sejam bem-vindos

Sejam bem-vindos

Clique na imagem e assine a petição

Seguidores

Siga-nos no facebook e curta nossa página

domingo, 16 de agosto de 2009

Para preservar, tem que amar!



Você consegue amar e preservar o que não conhece?



A maioria dos projetos pedagógicos, que tem o intuito de preservação do meio ambiente, acontece dentro da sala de aula.
Algumas pessoas, tem o privilégio de ter contato com a natureza, outras não.
Hoje em dia, muitas pessoas moram em apartamentos, e os filhos não tem contato
Como você pode ensinar uma criança a preservar e amar, o que ela não conhece?
É claro que na teoria, a criança pode aprender qualquer mensagem, mas ela só praticará atos em favor do meio ambiente, se ela conhecer bem o que está preservando, caso contrário, não adianta falar , falar e falar de preservação em sala de aula, que não surtirá efeito.
Quando for desenvolver um projeto pedagógico, é importante que este, tenha uma proposta de mostrar aos alunos o que é a natureza, como é bom ficar a sombra de uma árvore em um dia de calor, como é maravilhoso ter contato com animais etc...
Um projeto que ensina a importância de não poluir a água, e os efeitos que isto causa ao meio ambiente.
A importância das árvores para a purificação do ar, a criança só entenderá de fato o que é degradar e preservar, se esta, conhecer os dois lados.
É necessário que o professor mostre, rios, ou lagos poluídos, o cheiro desagradável e que mostre parques com lindas árvores, grama verdinha, lago com água limpa, de preferência onde tenha peixes etc...
Isso não é difícil, pois se é possível fazer excursões para parques de diversões, é possível levá-los em parques bacanas, toda cidade deve ter um bom parque para visitar.
Um exemplo, é levá-los ao ibirapuera e passar em frente a algum rio poluído, garanto que não será difícil encontrar, não será necessário nem tirar as crianças do ônibus, pois elas sentirão o cheiro desagradável e verão pela janela a sujeira do rio.
Outra dica legal é mostrar para as crianças o resultado de se jogar lixo no chão, uma boa ideia é mostrar vídeo de enchentes e explicar que a água transborda da "bocas de lobo" por lixo jogado no asfalto, causando o entupimento e favorecendo enchentes.
Usar fotos e recortes de revistas para mostrar o estrago das enchentes é uma boa opção.
Espero que tenham gostado das dicas.
Beijokas da Lari

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...