Sejam bem-vindos

Sejam bem-vindos

Clique na imagem e assine a petição

Seguidores

Siga-nos no facebook e curta nossa página

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Obesidade Infantil





Pipoca, bolo, pudim, salgadinho, algodão doce, refrigerante, hamburguer, pizza, chocolate, biscoito, pirulito, huuuuuuuuuuuuuum delícia neh?

Todo mundo concorda que esses alimentos são tentadores, para uma criança então, é o paraíso e devem ser consumidos sim, só que de vez em quando e sem exageros.
Mas o maior problema, é que isso não acontece,
alguns pais deixam seus filhos à vontade na hora de escolher o que comer, muitos pais trabalham o dia todo e enchem os armários de biscoitos e coisinhas deliciosas para seus pequeninos beliscarem na hora de assistir TV, mas é ai que mora o perigo.
Vamos imaginar assim, não é difícil um adulto fazer uma dieta? A resposta é siiiiiiiim, e olha que nós adultos levamos alguns fatores como por exemplo aparência em consideração, na
ora de decidir perder peso, já a criança não se preocupa tanto com aparência, e para ela o bem estar é comer, comer e comer.
Vivemos em uma sociedade que as crianças devido aos riscos que correm fora de casa , ficam presas cada vez mais dentro de casa e isso implica em uma vida sedentária.
Comida demais e exercício de menos, leva a
obesidade.
A publicidade também favorece a obesidade in
fantil, pois os comerciais de TV, como os do MC Donald's por exemplo tem como público alvo as crianças, que ficam com vontade ao ver na TV aqueles lanches apetitosos e pedem aos pais para comerem, estes que na maioria das vezes querem agradar, se curvam as vontades dos pequenos.
Outro problema são as cantinas das escola
s, que de saudável deixam muito a desejar no seu cardápio, é raro a cantina que vende frutas, sucos e lanches naturais.
Eu vivo este drama da balança dentro de casa, a minha filha é gordinha e dá muito trabalho, o problema é que ela gosta de comidas que engordam e que não engordam, ela come de tudo, e quando não tem o que procura em casa, vai a casa da Vó, da tia e come, come e come.
Sei o quanto é difícil controlar a alimentação de uma criança, ficamos com dó de negar os alimentos e negar o dinhei
ro da hora do lanche, mas eles pegam o dinheiro pra comprar balas e pirulitos e deixam de lado a merenda escolar que é nutritiva, para saborear somente doces.
Pensando neste problema ( que eu vivo em casa) separei umas imagens e uma reportagem que podem ajudar não só me ajudar, como a todos os pais de fofuxos que tem por aí.Os pais são o espelho e na hora da Tv deixe a vista frutas, se comprar doces guarde fora do alcance do seu filho.




(olha que interessante esta imagem da boneca Barbie obesa e sedentária)


Nas crianças, a gordura corporal muda ao longo do crescimento, e meninos e meninas diferem quanto à quantidade de gordura considerada normal.
O sobrepeso é definido atualmente pelo Ministério da Saúde, como um peso que está acima do peso em que se encontram 97% das crianças saudáveis, do mesmo sexo e idade. De acordo com o Dr. Ênio Cardillo Vieira, em seu livro Pediatria Ambulatorial, do ponto de vista prático e conceitual, basta para o diagnóstico o aspecto clínico, associado a um excesso de peso. Crianças até 10 anos são consideradas obesas quando estiverem com 20% ou mais do peso ideal para a idade. Para as crianças acima de 10 anos a obesidade é diagnosticada a partir do cálculo do índice de massa corporal (IMC = peso [kg] dividido pela altura ao quadrado [m2]), de acordo com o seguinte quadro:
O Ronald Mc Donald deveria ser assim se consumisse os lanches que vende


Diagnóstico da obesidade em crianças acima de 10 anos pelo IMC

Idade/anos

sobrepeso

obesidade


masculino

feminino

masculino

feminino





10
20
20
23
23
11
20
21
24
23
12
21
22
25
26
13
22
23
26
27
14
23
24
27
28
15
24
24
28
29
16
24
25
29
29
17
25
25
29
30
18
26
26
30
30

Veja aqui algumas dicas dadas por especialistas em obesidade infantil.

Ser um bom modelo a ser seguido: "A primeira coisa que os pais podem fazer é serem um bom modelo para suas crianças", diz Rallie McAllister, MD, MPH, uma médica da família em Kingsport, Tenn. Segundo ela, os pais com freqüência determinam inconscientemente o fracasso dos filhos. "Se só existem salgadinhos, balas, e outras guloseimas, ao invés de frutas ou vegetais quando suas crianças procuram por pequenos lanches, como eles terão sucesso?". Ao invés disso, ela sugere, abasteça sua geladeira e armários com frutas frescas, nozes, queijo magro, ao invés de salgadinhos, balas, ou alimentos com pouco teor de fibras, alto teor de gordura e alto valor calórico.
Em um estudo conduzido pelo CDC em 2000, aproximadamente 80% dos adultos relataram ingerir menos que o recomendado de 5 ou mais porções de frutas e vegetais diariamente – isso não é um bom modelo
Faça um trato com a criança,por exemplo: você assiste 1 hora de TV e brinca 1 hora no quintal ou na área de lazer do prédio.Leve seu filho a parques, incentive a andar de bicicleta e jogar bola com amigos.Natação também é uma ótima alternativa.

Seja positivo: "Ao invés de dizer, perca peso, diga, vamos ser saudáveis e começar a cuidar do nosso corpo", diz McCallister. Seja positivo e enfatize os alimentos que podemos comer, e não os que não podemos comer. Diga, ‘vamos pegar umas frutas e fazer uma salada de frutas’, e não ‘não coma isso ou aquilo’. Ao invés de dizer, ‘temos que fazer exercícios’, diga, ‘vamos ao parque’.

Prepare alimentos saudáveis para toda a família. "Faça planos e prepare os alimentos apropriados para toda a família e não apenas para a criança que se encontra com sobrepeso, o que seria o mesmo que dizer, ‘você é gorda, então não pode comer essa pizza,’". E deixe suas crianças ajudarem a preparam os alimentos. Faça com que o ato de cozinhar seja divertido e interessante. E quando vocês terminarem, comam juntos. Uma família que come junta, come melhor, de acordo com um recente estudo publicado no jornal Archives of Family Medicine. O estudo mostrou, que as crianças que relataram jantar freqüentemente com a família, tinham dietas mais saudáveis do que seus colegas que não o faziam.

Evite distorcer as porções: Quando servir a comida estabeleça um controle da porção, faça os pratos e não coloque as panelas na mesa. Muitos especialistas em obesidade sugerem que o super aumento das porções, em restaurantes "fast-foods" tem uma grande participação na crise da obesidade nos EUA.

Comece o dia corretamente com um bom café da manhã: Coma cereal com pouco açúcar, leite desnatado, yogurte desnatado com granola, frutas e dê preferência aos pães integrais.

Faça uma merenda nutritiva para as crianças levarem para a escola. Um estudo feito pela Universidade de Minnesota mostrou que as crianças que tem acesso a alimentos com alto teor de gordura e pouco nutritivos na escola, irão consumir mais alimentos não saudáveis do que as crianças que tem acesso a opções mais saudáveis. Uma das maiores fontes de gordura e açúcar na dieta das crianças vem dos lanches escolares, diz Mc Callister. Então tente e faça merendas divertidas, e dê uma garrafa de água, não de refrigerante ou sucos adoçados com açúcar, frutas frescas, e sanduíches, se for o caso, feitos com pães integrais.

Mude o hábito alimentar. Todos nós sabemos que dietas não funcionam, elas são soluções a curto prazo. O objetivo é aprender a comer hoje, para poder comer adequadamente o resto de sua vida. Gaste algumas semanas para aprender o que é uma alimentação saudável e, então, você não estará de "dieta".

Pratique atividades físicas. "Faça da atividade física uma atividade familiar" diz Kava. Programe atividades diárias para toda a família, como andar no parque por meia hora, e faça disso algo que atraia as crianças. Se você não pode fazer isso, matricule suas crianças em atividades de dança ou esportes, em que elas se divirtam, porque elas precisam se divertir para continuar praticando-as. Ou apenas ligue alguma música dançante e tenha uma festa na sua própria casa. O importante é se movimentar.

Tente novamente. Alguns pais dizem que seus filhos não gostam de brócolis ou couve-flor, mas algumas vezes isso requer mais de uma tentativa. Tente mudar a apresentação do alimento, tornando sua aparência mais atraente. E lembre-se, a criança não vai sentar-se à mesa e comer brócolis no jantar se todos estiverem tomando sorvete.

Não conte calorias. Restringir as calorias das crianças pode prejudica-las emocionalmente, fazendo com que se sintam deprimidas, e também pode ser prejudicial fisiologicamente, porque elas podem não receber os nutrientes que precisam. Ao invés disso, corte 100 a 200 calorias por dia, isso é uma medida leve, e resultará em perda de peso.
No final das contas o que vale é não restringi-los, mas ajudá-los a crescer dentro de seu peso, porque as crianças precisam de calorias extras para crescer. Não coloque as crianças em uma dieta restrita, porque elas provavelmente vão resistir a isso.

Não ingira suplementos. Nos dias de hoje, os suplementos chamados dietéticos ou os provenientes de ervas que promovem perda de peso são vendidos pelas ruas para qualquer um – incluindo crianças. Mas seja lá o que você fizer, não os utilize em seus filhos. Você não sabe o que realmente eles são, e a maioria deles não foi testada em crianças, para determinar sua segurança e eficácia.

Não siga uma dieta. Coloque seus filhos em qualquer dieta e você poderá condená-los a uma desordem alimentar – ingestão em excesso ou menos do recomendado ou outra desordem, que implique em uma ingestão inadequada de vitaminas, por exemplo, que são importantes para o crescimento. O que vale, para toda a família é a re-educação alimentar. Só assim o equilíbrio terá seu lugar e o peso adequado será mantido.
http://boasaude.uol.com.br/lib/showdoc.cfm?LibCatID=-1&Search=obesidade&LibDocID=4490

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...