Sejam bem-vindos

Sejam bem-vindos

Clique na imagem e assine a petição

Seguidores

Siga-nos no facebook e curta nossa página

terça-feira, 11 de agosto de 2009

A importancia da familia no processo de Educação



A importância da família no processo de educação


A família não é importante no processo de educação, ELA É FUNDAMENTAL.
Para que a criança tenha uma boa educação, deve haver uma parceria entre família e escola, só assim uma educação de qualidade será garantida para o aluno.
Deve haver diálogo constante entre pais e professores.
Esta relação deve ser de muito respeito e compreensão.
O professor deve ter sensibilidade de entender as dificuldades de aprendizagem do aluno e deixar a família sempre informada de qualquer problema.
Mas o que dificulta esta relação, é quando a família não dá a devida importância a educação da criança.
O que revolta muitos professores em sala de aula, é quando a família do aluno, não se preocupa, não participa e não da a assistência que a criança necessita neste processo de aprendizagem.
A Família que não se preocupa com a vida escolar do filho, incentiva a criança a não gostar de escola, não se importar com a educação, os pais são o espelho dos filhos, e se estes não dão importância a educação, logo o filho não dará.

Muitos alunos fazem as atividades, para mostrar aos pais nas reuniões, e se o responsável pelo aluno, não aparecer na reunião, que motivação esta criança terá em fazer as atividades propostas?
Quantos pais não vão nem na hora de descontração, como nas festinhas por exemplo, e a criança fica magoada pois ensaiou, se dedicou para a apresentação e estes não estão presentes.
Isso aconteceu comigo e partiu meu coração, era homenagem de dia das mães este ano, e eu corri pra escola da minha filha para assistir a homenagem que ela ia apresentar, a escola dela é um pouco longe de casa e eu fui a pé com meu filho no colo, ele tem 2 anos, e me cansei andei devagar, cheguei atrasada.

Quando cheguei, minha filha estava chorando, emburrada, não queria dançar assistindo a apresentação das crianças.
Quando ela me viu, seu semblante mudou na hora e ela começou a dançar, com o rostinho todo vermelho de chorar.
Cortou meu coração, expliquei o motivo do atraso e ela entendeu, mas já pensou se eu não tivesse ido?
Ela ficaria arrasada e ia se lembrar disso em toda festinha.
Outro ponto de descuido dos pais é com a lição de casa, o professor passa lição e o aluno não faz, os pais devem olhar os cadernos diariamente para se certificar que a lição foi feita, para ver se tem bilhete, é muito importante este cuidado.
Ao olhar o caderno dos filhos, ele ficará por dentro do que esta sendo ensinado, poderá tirar dúvidas dos filhos, enfim ficarão cientes do que acontece em sala de aula.
Principalmente na educação infantil, existem aqueles cadernos de rotinas, estes devem ser observados DIARIAMENTE.
Outro ponto importantíssimo, é a rebeldia do aluno.
Quando o aluno não se comporta adequadamente e os pais são convocados na escola, existem pais que não vão e aqueles que vão e acham que o professor é que está errado.
Quando um pai apoia um mal comportamento do filho, é tão perigoso quanto a ausência do pai.
O aluno perde totalmente o respeito pelo professor porque sabe que se acontecer algo novamente o pai o apoiará ao invés de repreender.
Pais fiquem atentos ao SEU comportamento na vida escolar de seu filho.
Professores façam sempre reuniões de descontração e convoquem os pais de seus alunos, para estabelecer um vínculo com a família do aluno, explique sobre sua proposta pedagógica, fale sobre a importância da participação da família, promova dinâmicas que fortaleçam essa relação de amizade entre pais e professores
.


Pais não cometam com seu filho, erros que não gostariam que cometessem com vocês.
O seu filho é responsabilidade sua, você que o colocou no mundo e nada é mais importante que ele, e na vida dele, nada é mais importante que a educação.
Esteja sempre presente, que ele te recompensará no futuro.
Ser bom pai não é dar tudo o que a criança quer, é dar o que ela precisa.
E o que uma criança mais precisa é educação, saúde, alimentação e amor, e nada dessas coisas terá o mesmo efeito se não tiver consigo a última opção.
O Amor é tão fundamental quanto alimentação, educação e saúde.
Dar roupas caras, brinquedos caros, games atuais não fará do seu filho um bom cidadão.
Dar atenção fará um cidadão consciente.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...