Sejam bem-vindos

Sejam bem-vindos

Clique na imagem e assine a petição

Seguidores

Siga-nos no facebook e curta nossa página

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Ensinando matemática de maneira lúdica



Dinâmica
Estrada grupal
Objetivo:
Facilitar o conhecimento entre os participantes de um grupo; Resolver situações-problema e desafios matemáticos.
Procedimentos:

1) Distribuir a cada participante uma peça de um quebra-cabeça que, montado, formaria a imagem de uma estrada; 2) Algumas peças possuem no verso uma pergunta, e outras, uma resposta. Na relação entre a pergunta e a resposta as peças se encaixam; 3) Os participantes devem procurar, entre todos os outros participantes, a peça que irá completar a sua parte do quebra-cabeça; 4) Formarão, então, duplas para falarem e discutirem o que sugerem os seus desafios; 5) As duplas apresentam para o grupo, comentando sobre a pergunta e a resposta; 6) Após as apresentações, o grupo é convidado a formar, com as peças já em dupla, o quebra-cabeça da estrada; 7) Com a estrada construída, abrir para discussões e comentários no grupo; 8) Fechamento da dinâmica. Brincando com a Matemática O professor organizará a competição, formando um número de equipes de acordo com o número de colunas de carteiras existentes na sala de aula. Os alunos estarão de pé, ao lado de suas carteiras. O professor anunciará, em voz alta, uma operação matemática cujo resultado final seja um número que só tenha um algarismo. Exemplo: 3x5-12=? Os alunos, em grupo, resolvem mentalmente a expressão e agrupam-se em círculo, na frente de sua coluna, dando os braços entre si, de acordo com o resultado (no exemplo acima devem participar apenas três alunos). Sairá vencedora a equipe que responder corretamente a expressão matemática, no menor tempo possível.
Fonte: SILVA, Elizabeth. “Recreação com jogos de matemática”. Rio de Janeiro: Sprint, 2001, p. 24.

ROLETA DA MULTIPLICAÇÃO

Material (Para grupo de 4 alunos):
• Uma roleta constituída de dois círculos, contendo numerais de 1 a 9, onde o círculo menor é giratório;
• 36 fichas com resultado das multiplicações.

Objetivo:
• Fixação da tabuada através do lúdico.

Desenvolvimento:
As fichas deverão ser distribuídas igualmente entre os jogadores e a roleta deverá ser girada. Cada jogador, na sua vez, deverá verificar se tem a(s) ficha(s)-resultado das multiplicações obtidas na roleta. Se tiver, coloca-a(s) sobre a roleta. Se ainda restar fichas com os jogadores, gira-se novamente a roleta, até um dos jogadores acabar com suas fichas e este será o vencedor.

Os reis da matemática

O professor deverá dividir a sala de aula em dois grupos.
Fará uma lista de questões de matemática
No qual, o grupo que acertar a resposta terá direito de responder a proxima questão, quem errar passa a vez para o outro grupo.
O professor sorteará qul grupo deverá começar.
O grupo que acertar três questões em sequencia, poderá tirar 1 ponto do grupo concorrente.
O grupo que alcançar 15 acertos primeiro, será o vencedor.
O grupo que perdeu deverá fazer coroas de papel e coroar o grupo vencedor.
As questões o professor irá elaborar de acordo com a matéria que está sendo ensinada em sala de aula.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...