Sejam bem-vindos

Sejam bem-vindos

Clique na imagem e assine a petição

Seguidores

Siga-nos no facebook e curta nossa página

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Como incentivar crianças a lerem mais


Se você tem filho(s) ou crianças com as quais convive e acredita ter uma certa influência, este texto pode ser bastante útil caso você queira incentivá-los a ler mais. Aproveite também para compartilhar outras dicas, caso tenha passado por essa experiência.


  1. Dê o exemplo. Se você estiver sempre lendo, vai se tornar um hábito natural para seus filhos ou crianças que convivem com você. Como elas adoram imitar o que os adultos fazem, pode ser que comecem a pedir alguns livrinhos fáceis para lerem. Também acaba ficando na memória da criança ela ter aquele ideal de um adulto que sempre estudava e lia bastante.
  2. Leia uma história legal antes de dormir. Esse é um hábito antigo que, além de estimular a imaginação das crianças (e a vontade de aprender a ler, mais tarde), cria uma aproximação muito maior entre vocês. Deixe-a tocar no livro, folheá-lo, ver as imagens de perto.
  3. Acabe com regras desnecessárias, tipo começar a ler um livro desde o início ou ler somente um livro de cada vez. Deixe ele encontrar a melhor maneira de fazer isso. Se você ficar sempre colocando normas, ele pode ficar de saco cheio.
  4. Não force seu filho a ler. A escola já existe pra isso e pode ser que ele acabe odiando o ato em si. Adquira livros agradáveis, adequados para cada idade (veja algumas sugestões no final deste texto).
  5. Estimule seu filho a ler qualquer coisa. Pergunte: “filho, por favor, o que está escrito em tal embalagem?”. Esse tipo de desafio pode entrar em qualquer atividade do dia a dia. Além disso, espalhe livrinhos e revistinhas por toda a casa (inclusive no banheiro!), para que ele acabe se interessando. Mas nada de ficar cobrando! Deixe a criança ler quando – e se – ela tiver vontade.
  6. Comente sempre sobre livros que gostaria de ler, que adorou, que releu etc. O tema “leitura” frequentemente dentro das conversas vai ajudar no subconsciente da criança, assim como a imagem do adulto lendo.
  7. Encoraje seu filho a frequentar a biblioteca da escola e a emprestar um livrinho por semana para ler.
  8. Tenha um bom dicionário infantil em casa, e estimule seu filho a procurar o significado de palavras desconhecidas nele. Um bom joguinho é pedir a ele que diga uma palavra para ver se você conhece o significado. Certamente vocês se divertirão muito e ele aprenderá bastante ao ler para você o que significa.

Atenção

Sempre que seu filho tiver dúvidas sobre significados de palavras e compreensão de frases, nunca deixe ele sair com dúvidas, pare, pesquise se não souber a resposta, mas esclareça as dúvidas.
Quando pesquisar, faça isso na frente dele, para que ele aprenda a pesquisar também.
Fonte:http://bruxaria.net/2009/03/27/como-incentivar-as-criancas-a-lerem-mais-e-sugestoes-de-livros/

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...