Sejam bem-vindos

Sejam bem-vindos

Clique na imagem e assine a petição

Seguidores

Siga-nos no facebook e curta nossa página

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Será que devo colocar meu filho na escolinha?.. Eis a questão



A Culpa

Alguns pais sentem muito receio em colocar os filhos em escolinhas ou creches, quando são pequenos, na faixa de 0 a 4 anos.

Além das peocupações normais , existe um outro sentimento que passa pela cabeça dos pais... A CULPA, e vou explicar porque:

A maioria sente culpa, pois pensam na infância que tiveram, lembram de quando eram crianças e brincavam na “rua”, havia mais liberdade, a mãe estava sempre por perto.

Hoje, os tempos são outros, não temos mais segurança em deixar nossos filhos soltarem pipa, brincarem de esconde-esconde, livres, como era na nossa época.

As maiorias dos pais trabalham fora e ficam pouco com seus filhos, ou não tanto quanto gostariam, e este sentimento de culpa toma conta da mente deles.

Na verdade, se você não colocar seus filhos na escolinha, eles não poderão interagir com outras crianças, pois ficarão em casa, e a opção de lazer destes, será TV, vídeo game, computador etc...

Dependendo da quantidade de horas que estas crianças ficam expostas em frente à televisão, pode ser muito prejudicial à saúde, provocando obesidade e nervosismo, pois as elas precisam se movimentar com liberdade e quando se sentem presos, tendem a “se soltar” dentro de casa, e depois muitos pais acha que seus filhos são Hiperativos, quando na verdade eles só querem brincar, extravasar a energia que têm.

Nestes casos, a melhor opção pode ser a escolinha, lá a criança vai conhecer novos amiguinhos, aprenderá coisas novas, a dividir e terá um espaço adequado para brincar, garantindo assim um crescimento saudável.

Se você em insegurança em deixar seu filho em uma escola, darei uma lista de precauções para serem tomadas antes de matriculá-lo.

1º Investigue a escola

Veja se a localização é boa, se as instalações são adequadas, se os profissionais são diplomados, certifique-se da alimentação oferecida.

2º Entreviste pais de alunos

Converse com os pais de alguns alunos, a diretora se tiver boa vontade pode até fornecer alguns telefones para referência, em escolas particulares isso é comum.

Pergunte a para os pais tudo, como são as atividades, se as crianças já tiveram queixas, se já tiveram algum problema com algum professor etc...

Se a creche for pública esta dica também vale.

3º Converse francamente com a diretora

Fale abertamente sobre suas inseguranças, se ela lhe transmitir segurança e lhe tratar com cortesia, é sinal de que é uma boa escola.

Se ela o tratar com indiferença e lhe deixar inseguro, a escola não deve ser boa.

Os profissionais da educação têm o dever de tratar com atenção todos os que lhe cercam, pois se não for dessa maneira, não terão preparo adequado para cuidar da educação do seu filho.

4º Pergunte sobre os projetos pedagógicos da escola

È direito dos pais saber o que será ensinado para os filhos, mesmo na educação infantil.

Os pais devem saber como eles serão estimulados a aprender, e como serão divididas as atividades ao longo do semestre.

Se uma escola, não souber informar o que vai ensinar, é porque ela está perdida.

Importante

Não se esqueça, os profissionais da educação sérios, estudam muito e trabalham muito para se capacitarem para atuar em sala de aula, e se você encontrar uma escola certa, seus filhos estarão em boas mãos e terão uma infância tão feliz como foi a sua, ou como a que você sonha para ele.


Lariça Betfuer


Beijokas da Lari



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...