Sejam bem-vindos

Sejam bem-vindos

Clique na imagem e assine a petição

Seguidores

Siga-nos no facebook e curta nossa página

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Os riscos da má alimentação infantil (desnutrição)



Anemia e desnutrição infantil



      Os riscos da má alimentação


         Você percebe que seu filho ou seu aluno, torce o nariz para a comida, ou então percebe que a criança está fraca por não ter alimentação adequada,você pode sim fazer algo para reverter esta situação. Alimentação e saúde tem tudo a ver com educação, porque a criança que não come, ou que não está bem de saúde, tem dificuldades de aprendizagem, e é fundamental que nós, os adultos fiquemos atentos a isso.





        A pastoral da criança com o auxilio de médicos e nutriocionistas criou a multimistura, é uma espécie de farinha enriquecida que misturada ao feijão e o arroz, "turbina" o prato da criança. A pastoral da criança faz acompanhamento do peso de crianças de comunidades carentes e um acompanhamento da alimentação dessas crianças, afim de diminuir a mortalidade infantil. E o melhor de tudo isso, é que esta mobilização, dá certo pois elas ensinam as mães a fabricarem a multimistura e a proporcionar uma alimentação adequada mesmo com pouco dinheiro. Pensando nisso, resolvi postar no blog a receita dessa "mistura milagrosa", e se você tem uma criança que apresenta anemia, é interessante você incluir esta receita no cardápio.




Quando devemos nos preocupar com a falta de apetite dos filhos?







  É bom lembrar que a criança na faixa de 1 a 6 anos tem o apetite irregular, um dia comem bem; outro rejeitam a comida. Isso é normal.


 Quando a ingestão de alimentos é muito menor para o crescimento de seus filhos.

Quando sua altura ou peso não está dentro do recomendado.


   Quando ficam apáticos, quietos, desanimados e com sinais de fraqueza ou indício de anemia.





Receita da multimistura





50 gr de casca de ovo fervida, torrada e triturada (opcional) 50 gr de semente de abóbora torrada ou gergelim 600 gr de farelo de arroz triturado e cozido (sem colocar água) 200 gr de farinha de milho 100 gr de pó de folha de mandioca (aipim) torrada, triturada e peneirada (contém ferro e vit C) Misturar tudo. Pode ser guardada na geladeira por 4 meses. Não deve ser cozida.

Criança pequena: comer 2 colheres de chá por dia. Adultos: 2 colheres de sopa

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...