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quinta-feira, 23 de julho de 2009

Trabalhando os sentidos com as crianças







Visão_Audição_Tato_Olfato_Paladar
Como trabalhar?




Para trabalhar os Sentidos com crianças de forma simples e prazeirosa, basta aplicar algumas atividades com elas, darei aqui alguns exemplos:

Olfato

Olfato Peça para que formem duplas, entregue uma venda para cada dupla, e molhe pedacinhos de algodões com perfume, entregue para cada dupla um deverá vendar o outro e aproxim ar o algodão do nariz do coleguinha e vice e versa. Depois entregue para as crianças frutas diversas com cheiros diferentes e peça que repita o procedimento.Se o professor preferir poderá usar outros materiais como por exemplo alho, pó de café, desinfetante perfumado etc... Assim deverá trabalhar o olfato
Explique como funciona o
"cheirador" sugestão abaixo:
O GOSTO DO CHEIRO

Cheirinho de pipoca no ar do parque... é de deixar qualquer um com água na boca! Difícil é resistir.


Nós também conhecemos o mundo pelos cheiros, usando o nariz, e pelos sabores, dentro da boca.

Os urubus usam o olfato para saber se o bicho que eles estão comendo foi picado por uma cobra e, com isso, a carne estará envenenada.

As comidas estragadas têm um cheiro horrível para nós - é o alarme do nosso corpo para saber que não devemos comê-las.

E se por acaso colocamos uma coxinha estragada na boca, sentimos um gosto horrível. É mais um alarme: desta vez, o paladar avisa que aquela comida vai nos fazer mal.

Olfato (cheiro) e paladar (gosto) trabalham em cooperação.

Os bichos também usam o cheiro para saber se outros bichos estão por perto. E os adultos usam perfume para os outros acharem gostoso ficar perto deles.

Em cidades grandes, o olfato é maltratado pela fumaça dos carros e das fábricas. Não é à toa que registramos esses cheiros como ruins: a fumaça faz mal para nosso corpo.

Você sabe como funciona o "cheirador" ? Ele é como uma caverna...


COMO FUNCIONA O "CHEIRADOR"

O nariz é como uma caverna, com as paredes recobertas de muco (aquela coisa verde que sai quando você fica gripado).

No teto dessa caverna ficam as membranas olfativas, que captam os cheiros que entram pelo nariz.

Logo acima das membranas estão os nervos olfativos, que mandam as informações sobre os cheiros para o bulbo olfativo. Ele vai contar o que sentiu para o cérebro.

Se você sente um cheirinho bom de comida, como o aroma de pipoca no parque, fica com água na boca. Ou melhor: saliva, que seu cérebro manda produzir porque sabe que você vai comer, logo logo. A saliva ajuda na digestão. Na verdade, sentindo o cheiro de uma comida que você gosta, você já consegue até lembrar do gosto dela...







Paladar


De olhos vendados e alternando os alunos novamente , o professor deverá colocar em copinhos de café, diferentes sabores, azedo, doce, salgado, apimentado, e cada dupla ganhará uma amostra de cada sabor e o aluno sem venda deverá servir o vendado e pedir que o amiguinho tente adivinhar o que está provando,e explicar o que sentiu em cada sabor, depois troque o que provou deverá servir o amiguinho.
Explique
:


GOSTO GOSTOSO

E como a gente sente os gostos das comidas?

Isso é um trabalho para...AS PEQUENAS E INCRÍVEIS papilas gustativas!

São milhares delas, por toda a superfície da língua. Também há algumas na garganta.

Quando colocamos uma comida na boca e mastigamos, estamos espalhando suas substâncias na saliva. As papilas gustativas pegam os diferentes gostos e mandam essas sensações para o cérebro, através de uma rede de neurônios.

Nós sentimos quatro gostos básicos: doce, salgado, azedo e amargo.

Cada parte da sua língua é responsável por sentir um gosto. Doces a gente registra na ponta da língua. Salgados, um pouco atrás. Em seguida, a região que sente o gosto do limão e de outros azedos. Lá no fundo a gente sente o amargo, como café sem açúcar.

E assim começa a digestão... na boca!


Visão

Visão Para trabalhar a visão, o professor deverá entragar uma folha em branco para cada aluno e pedir que este olhe a sua volta e reproduza por meio de desenho o que ele viu. Os alunos farão os desenhos e depois cada aluno explicará ao professor o que viu e o desenho que fez, o professor deverá fazer uma breve explicação sobre a visão.
Como funciona o olho?

Buraco negro

A bolinha preta no meio dos olhos é a pupila. É uma espécie de buraco por onde vemos o mundo: é através dela que a luz entra no olho.

Quando o pintor está observando o pato para poder pintar depois, ele abre os olhos e a luz transporta a imagem do bicho através da pupila.

Lente colorida

A íris dá cor aos olhos da pessoa. Mas além de enfeitar nosso rosto, é também o músculo que faz aumentar ou diminuir as dimensões da pupila. Ela muda de tamanho, de acordo com a luminosidade: em ambientes escuros, a pupila fica maior para captar mais luz.

Lentes transparentes

O cristalino focaliza a luz que entra. Sua forma muda conforme a distância do objeto que você está pegando com os olhos, longe ou perto. Por exemplo, quando você quer olhar para as estrelas ou para o seu dedo.

Para ajudar a focalizar, existe a córnea. Ela faz com que os raios luminosos formem a imagem sobre a retina.


A retina é como uma tela de cinema no fundo do olho. E por falar em cinema, você sabe de onde vêm as lágrimas quando a
ssiste a um filme triste? luz que carrega as coisas do mundo é projetada na retina, que é como uma tela de cinema no fundo do seu olho.

Mas esse cinema é meio maluco, porque a imagem é projetada de cabeça para baixo.

Então o nervo óptico envia a mensagem do olho para o cérebro, que recoloca a imagem no lugar certo. Ainda bem, né? Já pensou ver o mundo todo virado?

A gelatina branca que compõe a maior parte do olho se chama humor vítreo.

Caixa-d’água salgada

E de onde vêm as lágrimas? Da glândula lacrimal, que é uma espécie de caixa d’água que fica em cima dos olhos. Na verdade, ela não funciona só quando a gente chora, mas o tempo todo.

Quando a gente pisca, está mandando a glândula lacrimal lubrificar o olho

Quando a gente pisca, está mandando a glândula lacrimal lubrificar o olho.

Janela de pele

Para fechar os olhos, você relaxa os músculos que rodeiam os olhos e deixam a pálpebra levantada. Esses músculos fazem você piscar os olhos em intervalos de dois a dez segundos.

Repare como é difícil olhar para o computador por muito tempo, sem piscar: é que o olho precisa estar molhado para funcionar bem.

Os pêlos na ponta das pálpebras se chamam cílios, e servem para deter partículas em rota de colisão com o olho... como pernilongos atrevidos. As pálpebras são como janelas do olho, que o protegem sempre que algum perigo se aproxima.





Tato



O professor colocará dentro de latas ou potes, eleme
ntos de diferentes texturas Ex: gelatina, areia, água, algodão, pinha enfim o professor é livre para escolher, com os olhos vendados os alunos tocaram em cada elemento e sentirão com as mão as texturas e tentarão indentifcar com o tato o que é cada elemento.

PERCEBER COM A PELE

Um pipoqueiro chacoalhava a panela, e quem passava por perto e via aquela cena, sentia o cheirinho bom e ficava com vontade de comer aquela comida. Ele gritava:

- Pipoca com queijo! Hmmmm...

A mão vai entrando lentamente no saco. Apalpa as pipocas, mas procura um pedacinho de queijo. As pipocas são rugosas, o queijo é mais liso. De repente, uma coisa estranha, meio mole. Está andando! Aaaaarrgh! É uma barata!

E pipocas voam para todos os lados.

O tato é a maneira como a gente "pega" o mundo pelas sensações da pele.

Logo debaixo da pele, os neurônios sensoriais registram as sensações que chegam por ali.

Nós sentimos a forma da pipoca pela ponta dos dedos. Os neurônios sensoriais pegam essa sensação, mandam para os neurônios de associação, que despacham a informação recebida para os neurônios efetuadores.

Os neurônios efetuadores recebem os impulsos e imediatamente mandam ordens para o corpo.

Por exemplo: a mão procurava um queijo e sentiu uma forma estranha, que se mexia. Essa informação foi passada dos neurônios sensoriais para os neurônios de associação, e finalmente para os neurônios efetuadores.

Quando estes últimos receberam a sensação, mandaram uma ordem imediata para os músculos do braço:

- Tirem a mão daí! Perigo!

E o braço foi puxado pelos músculos, espalhando pipocas por todos os lados. E junto saiu uma barata, que correu assustada!

Mas existem outros órgãos sob a pele que também captam as sensações... são os corpúsculos sensoriais! São eles que registram as sensações de temperatura, pressão e dor.

Há outros órgãos sob a pele com a responsabilidade de captar as sensações do ambiente: os corpúsculos sensoriais.

Eles transmitem a informação aos neurônios sensoriais, que a envia no caminho descrito acima.

Os corpúsculos sensoriais registram as sensações de temperatura (calor, frio), pressão (um pernilongo pousando no seu braço, por exemplo) e dor (como a picada do pernilongo).


Pessoas que não enxergam geralmente têm o tato muito desenvolvido. Pelas mãos, podem distinguir os traços do rosto de outras pessoas. Também podem ler pelo método Braille, um sistema de sinais em relevo. Muitos elevadores têm sinais em braile ao lado dos botões, para indicar os andares.









Audição
Para trabalhar a Audição é interessante colocar as crianças em um ambiente fechado, e primeiro solicitar que façam silêncio por 1 minuto. Em seguida coloque uma música com um volume baixo e vá aumentando o som devagar. Peça que eles dancem e cantem e a hora que menos perceberem você desliga novamente o som. Explique para seus alunos a importância do som, Façam perceber o som e o silêncio. A música é a melhor maneira de trabalhar a audição com crianças.



OUVINDO ONDAS

Um barulho maravilhoso vinha dançando por entre as árvores. Quem ouvia , pensava: será um passarinho? Uma sereia cantando?

Nada disso! Era um garoto tocando flauta!

Que coisa... Como o nosso corpo escuta os barulhos?

Quando você está debaixo d’água - numa piscina, por exemplo - os movimentos dos seus braços e pernas criam ondinhas. O mundo é como se fosse uma piscina cheia de ar. Então qualquer coisa que se move cria uma onda no ar, que nós não vemos. Quando uma coisa se move e bate em outra, acontece uma explosão chamada som, ou barulho. E como aconteceu um movimento, o ar leva o som através dessas ondas, chamadas ondas sonoras.

O ouvido é nosso órgão especializado em captar o som das ondas sonoras. É a antena de rádio que nós temos em nosso corpo. É por isso que, ao fechar as janelas do carro, a gente quase não escuta os barulhos lá de fora. As ondas provocadas por motores em movimento e as freadas (o asfalto raspando no pneu) batem no vidro do carro e não passam.

E é assim que o garoto toca flauta. Ele empurra o ar dentro daquele cano mágico, e o ar sai raspando pelo buraquinho, criando um barulho maravilhoso. E o movimento do ar saindo provoca as ondulações que chegam ao seu ouvido.

Dali, as informações são transmitidas para o cérebro, que vai interpretar cada som: isso é um liquidificador, isso é um passarinho, esse é o barulho de quando o meu pai bate a porta do carro.

Vamos dar uma volta dentro do ouvido? Você vai conhecer uns ossinhos com nomes engraçados, como martelo, bigorna e estribo, e também os tipos de sons...



Conhecendo o ouvido

As ondas sonoras entram pela orelha e chegam no canal auditivo.

No fim deste canal, fica a membrana do tímpano. Ela chacoalha como uma cortina quando as ondas sonoras passam, e vibra como um tambor.

O tímpano, por sua vez, transmite essas ondulações a três ossos bem pequenos que existem em uma parte do ouvido, chamada orelha média. Esses ossinhos têm nomes engraçados: martelo, bigorna e estribo. Primeiro, as vibrações chegam ao martelo. Ele bate na bigorna, que passa sua vibração ao estribo.

Martelo, bigorna e estribo são os menores ossos do corpo.

Aí começa a orelha interna, formada pela cóclea e pelos canais semicirculares.

Um caracol vibrante: a cóclea é um tubinho em forma de caracol! Ela pega as vibrações do estribo e as transforma em impulsos nervosos. Estes são então enviados para o cerébro, que vai distinguir os sons.

Os canais semicirculares são responsáveis pelo nosso equilíbrio. Em seu interior há um líquido cujo movimento informa ao cérebro a posição da cabeça, e mudanças súbitas de velocidade. Isso permite ao corpo perceber que está caindo.

Percebemos que estamos em movimento dentro de um elevador, por exemplo, mesmo sem ver as coisas passando lá fora. É por causa dos canais semicirculares.



Sugestão





Este livro trabalha os sentidos de uma forma divertida para as crianças



Livro: Enganei o Bicho Papão Didier Levy Parrondo, José Editora: Scipione







O bicho-papão tem seus sentidos testados - em frente a sua porta, vê uma criança dentro de um sanduíche, ouve seus gritos, apalpa o sanduíche, morde e...Surpresa! As roupas do menino estavam repletas de pimenta. Essa historinha convida a criança a saber mais sobre os cinco sentidos. Cada sentido corresponde a uma parte do corpo. O cérebro traduz em cheiros, sabores, sons, imagens e sensações as informações captadas pelo nariz, pela língua, pelas orelhas, pelos olhos e pela pele. Com algumas brincadeiras podemos testar os nossos sentidos e entender como funcionam.




Fonte: Parte deste trabalho dos 5 sentidos foi retirado do site www.canalkid.com.br e parte foi desenvovido por mim, as explicações de como funciona a visão, o nariz, a lingua, a pele e o ouvido retirei do site as atividades e a sugestão de livro foi minha.

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