Sejam bem-vindos

Sejam bem-vindos

Clique na imagem e assine a petição

Seguidores

Siga-nos no facebook e curta nossa página

sábado, 25 de julho de 2009

Experiência do crescimento


Este é SID o Cientista personagem do canal DISCOVERY KIDS, ele é curioso como tantas crianças, mas vive fazendo experiências para tirar suas duvidas, sua parceira nessas descobertas é sua professora, eles aprontam muito no super laboratório.
Esta experiência do feijão para explicar o crescimento fpi inspirada em um dos episódios do SID, eu acrescentei o mural de fotos e o painel do crescimento, espero que gostem.

Manhêêêê, meu tênis ta encolhendo! - Tá doido menino, é você que esta crescendo. Como assim, eu não me vejo crescendo. - Mas você esta crescendo, pergunte para a sua professora e ela te mostra como.

Explicando o que é crescer




É todos nós sabemos que água, alimentação é o suficiente para que o nosso corpo cresça, nós sabemos porque um dia alguém nos explicou, e como explicar para as crianças com cabecinhas cheias de dúvidas de maneira simples como isso acontece?


É simples, fazendo uma experiência, mas antes de desenvolve-la em sala de aula, o professor deverá fazer em sua casa, para mostrar as várias etapas para que a criança entenda.


Esta experiência é sempre desenvolvida para mostrar o germinar das plantas, mas dessa vez ela será utilizada para mostrar como é lento o processo de crescimento. Além da Experiência será feito um painel do crescimento e um mural de fotos.

Para O Painel

Cartolinas, ou papel de preferência do professor.
Fita métrica Canetão

O professor colocará o nome de cada aluno no painel e sua altura, e a cada 2 meses medirá seus alunos novamente par comparar o crescimento, os dados serão colocados no painel.

Mural de fotos

O professor pedirá fotos de seus alunos desde de bebê, e colocar as fotos no painel para observações do crescimento das crianças. Por Ex: um aluno de 5 aninhos trará 5 fotos, uma de cada ano que viveu. O objetivo é que eles percebam que crescem sem perceber. O professor deverá fazer observações das fotos.

A Experiência do feijão

Você vai precisar de:

Feijões

potinhos

Agodões
Você deve umidecer os algodões e cobrir os feijões nos potinhos, não pode molhar demais, se não cria fungos, deve só umidecer. O professor levará para a escola já plantados em várias etapas para mostrar aos alunos, como funciona o crescimento e o que é necessário para que a planta cresça e explicar que no caso de nós seres humanos precisamos de água, alimentação etc... O professor levará potinhos em várias etapas de crescimento, ex: broto, planta, e a planta já grande dando feijões. Todos os alunos farão a Experiência na escola e levarão seu feijão para cuidar em casa, na sala de aula, deverá ficar as amostras que o professor plantou.

A brincadeira do crescimento.


O professor deverá solicitar que todos façam uma roda, e que cada aluno tente se lembrar o que fazia quando era bebê e reproduzir, e depois, imitar os adultos e por fim os idosos. Eles perceberão que passarão por todas as fases e imaginarão seus pais crianças etc... No fim dessa brincadeira e da experiência vão entender como funciona o crescimento.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...