Sejam bem-vindos

Sejam bem-vindos

Clique na imagem e assine a petição

Seguidores

Siga-nos no facebook e curta nossa página

domingo, 7 de junho de 2009

Cuidados simples pelo bem do meio ambiente



Muitas donas de casa ficam sem saber o que fazer com aquele óleo já usado, geralmente mais de uma vez, quando o mesmo precisa ser descartado.
Infelizmente para muitas pessoas o método mais prático de se livrar desse óleo velho é jogando o mesmo no ralo da pia ou no vaso sanitário, porém o que essas pessoas não sabem é o quão poluente essa prática pode ser para o meio ambiente.
O óleo de cozinha provoca a impermeabilização do solo e poluição hídrica e por conta disso provoca danos gravíssimos ao nosso meio ambiente.
Para se ter uma noção do tamanho do desastre, um litro de óleo jogado pelo ralo tem capacidade de contaminar 20 mil de litros de água potável se for jogado em rios sem nenhum tipo de tratamento. Essa informação é da Sabesp, companhia de tratamento de água da cidade de São Paulo.
A forma mais correta de se livrar do óleo usado é armazenando o mesmo em garrafas PET ou em bombonas e encaminhando para cooperativas de reciclagem que transformarão o óleo em Biodíesel. Alguns locais públicos também recebem doações de óleo saturado como escolas e supermercados, basta se informar no seu município.
Muitos aderem a fabricação de sabão caseiro com o óleo saturado, porém segundo estudos já divulgados essa prática é menos indicada ainda pois o sabão caseiro feito a partir de óleo de cozinha usado também é considerado um agente poluidor do meio ambiente justamente por que esse tipo de sabão não contém biodegradabilidade ou seja, os agentes químicos utilizados na sua composição servem para potencializar a poluição da água e formação de crostas, além de atrair bactérias que consomem o oxigênio da água durante o processo de decomposição dos resíduos do sabão na água.
Agora que você ja sabe, não jogue óleo no ralo ou na pia!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...